sábado, 26 de março de 2011

Amputar o necessário para que nasça o novo SER


Essa será minha primeira crítica relacionada aos filmes. Hoje, vou me deter, simplesmente, ao enredo e como dele podemos extrair lições boas para nossas vidas. Vamos lá!! O filme mostra a vida de um típico solteiro que ama ser solitário, ter sua individualidade intensificada por suas ações. É preferível, para ele, ser assim e, dessa forma, ele consegue encontrar seu tipo de felicidade.

Sendo assim, ele se demonstra indiferente às relações inter-pessoais (nota-se isso quando o mesmo não retorna a ligação de sua preocupada mãe). Enfim, ele resolve viajar só e não deixa nenhuma pista para que outras pessoas o pudessem encontrar já que ele é o "herói fodão". Aqui, podemos até tentar diminuí-lo, mas diversas vezes em nossas vidas nos sentimos exatamente como ele, como "heróis fodões". A nossa auto-suficiência pode ser uma barreira que impede que outras pessoas cheguem perto de nós.
Não que eu esteja desvalorizando a individualidade, mas que seja respeitada também a permissão de se deixar amar e ser amado, conseqüentemente.

Tanto que o mesmo se descobre "O Super Egoísta" quando se encontra preso no Canyon e se recorda dos fatos que comprovam seu egoísmo. A partir dessa parte do filme, podemos tirar uma boa metáfora das cenas em que ele tenta se desvencilhar da "prisão entre pedras". Ele primeiro expôs o que tinha, analisou e, logo após, tentou de diversas formas retirar sua mão que estava presa entre a rocha e uma pedra média e pesada.  Isto é, ao tentarmos nos renovar, primeiro expomos para nós mesmos as possibilidades de mudança. Depois das tentativas, veremos o que alcançamos. E se obtivermos sucesso, maravilha, e se não?! Pois bem, daí surgem as amputações de coisas até preciosas para nós, mas que tal ação mudará nossa vida de uma maneira significativa e, certamente, nos dará uma oportunidade ímpar de nos permitir ser amados, e amar. E principalmente, concretizar esse amor com ação: caridade, carinho, atenção, compaixão, cuidado, etc. Ou ainda, perceber o valor e a importância de cada coisa. É um Bom Filme! Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.