segunda-feira, 4 de abril de 2011

Imagens e Conhecimento

É extremamente importante a discussão sobre a Origem do Conhecimento. Na filosofia,  há muitos que construíram suas teorias como Hume e Locke.

Muitos acreditam que o conhecimento é unicamente dedutivo, logicamente, dependente da razão. O que ignora qualquer influência da experiência (da sensibilidade) nesse. A experiência é considerada causadora de falhas. Ao admitirmos, que o conhecimento racional é inteiramente lógico e demonstrável, aceitaremos que seria inadequado que a origem de tal forma de conhecimento fosse as impressões sensoriais.
#Idéias Inatas

No entanto, é inevitável a ocorrência de que nosso raciocínio responde ao que nossas impressões transmitem, ao nosso intelecto. Aliás, nós somos conhecedores por ter esse contato sensorial e, porque conseguimos combinar tais imagens. Portanto, a imaginação (que abarca essas imagens em nossa mente) não pode ser descartada como forma de conhecimento devido essa propiciar ao conhecimento, dedutivo, opções e combinações para a construção de demonstrações inteiramente racionais.

Apostar que nossas idéias são inatas e que essas imagens estão em nosso intelecto, e renascem em nossa consciência, é bastante complexo e platônico (Metafísico: Mundo das Idéias). Porém, a corrente que coloca a experiência (empirismo) como fonte primária do conhecimento é, certamente, válida no que se refere à Origem.

Será que um homem desprovido de qualquer forma de sensação poderia conhecer o que estar ao seu redor?

Toda essa repulsa que a experiência encontra no racionalismo, é, justamente, porque tal fonte pode abarcar ilusões, coisas irreais, etc., mas é inegável a sua participação na formação do conhecer. Qual seria o filtro da do conhecimento vulgar, certamente, a Razão.


#Locke

Papel em Branco - Caracteres - Fonte da Sensação e Fonte da Reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.